Fone(s): 33 3521 1928 / 33 98405 6384
E-mail(s): contato@hagil.com.br

Artigos

Micotoxinas

12/03/2018- Fonte: Dr. Rafael Izidoro – Médico Veterinário

As micotoxinas são substâncias produzidas pelos fungos ao usarem alimentos como habitat ou meio de se obter energia. No mundo microbiológico, os fungos precisam ter “armas” que consigam controlar o crescimento de bactérias, uma vez que dividem os mesmos ambientes. Por outro lado, para conseguir retirar energia dos alimentos, os fungos precisam produzir substâncias que funcionem como enzimas. Muitas delas são usadas pela humanidade como, a Penicilina ou as Cefalosporinas, antibióticos muito conhecidos, outras, no entanto, são extremamente tóxicas para muitas espécies animais e até mesmo para os seres humanos.
Muitos fungos comuns como os Penicilllum, Aspergillum, Fusarium, Cephalosporium entre outros são capazes de produzir substâncias que interferem na produção de alimentos sendo conhecidos como fungos de campo. Eles atacam os alimentos durante seus ciclos produtivos ou quando alguma praga ataca a planta e deixa uma “porta aberta” para que estes como oportunistas possam penetrar.
Existem também fungos de armazenamento que atacam os alimentos após a colheita dos mesmos, principalmente quando estes não são devidamente pré secados para o armazenamento ou quando o local de armazenamento permite o contato da umidade com o alimento armazenado. 
O fato é que os fungos para se desenvolverem precisam de umidade e quando isso acontece deixam no ambiente ou nos alimentos micotoxinas extremamente estáveis a altas temperaturas, mas frágeis aos Raios UV.
Algumas destas micotoxinas, extremamente tóxicas podem estar presentes em grãos como milho, soja, trigo, algodão ou rações a base destes, ou ainda, em alimentos fermentados como silagens. Estas substâncias podem gerar efeitos adversos no sistema digestivo, provocando vômitos e diarreias, assim como podem afetar a função hepática, o sistema renal, o sistema reprodutivo ou nervoso.
Nas condições modernas de produção em escala, estamos sujeitos a ter mais dificuldade de controlar o trabalho destes fungos e desta feita passa a ser corriqueiro efeito danosos de forma aguda ou crônica destas micotoxinas na vida dos nossos animais de produção.
Hepathor H1000 é um excelente medicamento para minimizar os efeitos destas toxinas e passa a ser um medicamento importantíssimo para evitar intoxicações, já que não temos outras opções para evitar a ação das micotoxinas em aves, bovinos, caprinos, ovinos, suínos, ou outros animais de produção que se alimentam de grãos ou silagem. E espermática, aumentando a fertilidade de reprodutores.

 

Total de Registros: 11
33 3521 1928 / 33 98405 6384
contato@hagil.com.br
Rua Alzira Lopes de Souza, n° 98 - Bairro Ipiranga, Teófilo Otoni - MG, CEP: 39.801-013
www.instagram.com/hagilterapeutica/
www.youtube.com/user/hagilterapeutica

Horário de atendimento

Atendimento: Segunda a Quinta-feira das 07h30 às 18h30. Atendimento: Sexta-feira das 07h30 às 17h30. Todos os dias horário de almoço: 12h às 14h.
© Todos os direitos Reservados Hágil Terapêutica