Artigos
CONTROLE DE CCS E BEM-ESTAR ANIMAL
19/07/2021- Fonte: Rafael Paiva Izidoro – Médio Veterinário Homeopata
A Contagem de Células Somáticas (CCS) foi incluída na antiga IN 51 (2003) do MAPA, quando passou a ser analisada no leite produzido no Brasil, como um parâmetro de qualidade. As células somáticas são produzidas pelo organismo da vaca e aparecem no leite entre 20.000 até 200.000 sendo nesta faixa, uma contagem normal.
Basicamente, a CCS é composta por células de defesa e descamação da glândula mamária. As células de defesa como os linfócitos, basófilos, neutrófilos e outras, no processo de filtragem sob pressão do sangue nas células secretoras da glândula mamária, acabam aparecendo no leite, sendo que quando em grande quantidade, podem indicar uma resposta imunológica a algum processo de doença no organismo do animal ou na sua glândula mamária.
No entanto, a CCS alta também pode refletir um processo de descamação das células normais da glândula provocada pela pressão do leite dentro dos canais coletores e demais estruturas no início do período de lactação ou a descamação natural destas no final da lactação.
Por tudo isso, a CCS de uma vaca, depende muito do comportamento do seu sistema imunológico em relação aos agentes nocivos do ambiente como microrganismos, mas também em função dos efeitos do stress provocado por fatores como calor ou frio intenso, excesso de umidade, falta de ambiência, dificuldades de adaptação ao sistema e erros de manejo. Algumas vacas podem reagir de forma intensa ao stress aumentando muito suas células de defesa no sangue, sem que, no entanto, o fator estressante seja mesmo perigoso. Outras mantém um padrão alto de CCS no leite em função da manutenção de seus processos crônicos de doença, as vezes na glândula mamária, as vezes em outra parte do corpo. O fato é que a manutenção de uma CCS constante é difícil e varia muito em função de fatores ambientais e de bem-estar.
A homeopatia tem uma grande contribuição a oferecer nestas situações, pois consegue reduzir a reatividade dos animais aos fatores de stress, acalmando e equilibrando o organismo e moderando as respostas imunológicas. Como a homeopatia pode ser usada de forma constante, sem que cause sobrecarga ao organismo, efeitos colaterais, intoxicações ou resíduos nos produtos de origem animal, o uso contínuo não apenas permite que o organismo encontre o seu ponto de equilíbrio, como também permite que esse resultado seja mantido dentro de parâmetros aceitáveis ao longo do tempo.
É o equilíbrio orgânico conhecido como homeostase, um equilíbrio dinâmico que permite manter a saúde e expressar o máximo de seu potencial genético sem dor, sem sofrimento e com respeito a natureza dos animais, gerando produtos mais saudáveis e processos mais sadios.
Homeopatia é homeostase !
18/09/2024
27/07/2022
30/08/2021
22/02/2021
18/11/2020
22/10/2020
10/08/2020
08/05/2020