Artigos
Equinos e Bovinos – Diferenças
20/03/2018- Fonte: Dr. Fábio Bitti Loureiro - Médico Veterinário
Os bovinos e os equinos são herbívoros, sendo que os bovinos são ruminantes e os equinos são monogástricos.
Os bovinos alimentam-se de forrageiras e fermentam estes alimentos no rúmen produzindo microorganismos utilizando a forragem que é fragmentada diversas e repetidas vezes na boca após a apreensão do alimento, processo ao qual se dá o nome de ruminação e que é a essência da diferenciação desta classe de animais pois viabiliza a transformação de alimentos ricos em celulose em proteína proveniente dos microorganismos que digerem as forrageiras. Após esta fase o alimento segue para o retículo e são desidratados no omaso ou livro indo para o abomaso que é o estômago verdadeiro onde ocorre a digestão dos mesmos e consequente absorção dos nutrientes no intestino delgado e grosso.
Os equinos ingerem os alimentos e trituram estes na boca durante o período posterior a apreensão dos mesmos. Os nutrientes vão direto para o estômago, passando pelo intestino delgado e sofrendo fermentação e desidratação no ceco que é o intestino grosso do animal onde ainda há absorção de nutrientes.
Por isto os equinos pastejam muito mais horas por dia que os bovinos, já que o trânsito dos alimentos no seu trato gastrointestinal é mais rápido.
Outro aspecto importante é a diferença do aparelho locomotor entre ambas as espécies e por isto se diz que: o que os equinos tem de evoluído na locomoção tem de ponto fraco no sistema digestório. Por isso, são muito susceptível à cólicas intestinais.
Outro aspecto importante é a sensibilidade do sistema imunológico dos equinos que é muito mais responsivo aos antígenos a que são expostos. Um exemplo é que os equinos são utilizados para a obtenção de soro antiofídico, O processo de produção do soro antiofídico consiste na aplicação de pequenas doses de veneno no animal. Neste período, o organismo do cavalo produz anticorpos contra o veneno. Depois de um determinado período faz-se a coleta do sangue para produção do soro, no Brasil é feito pelo instituto Butantan, prestando um grande serviço à nação e ao mundo.
06/08/2019
06/08/2019
24/10/2018
17/10/2018
03/10/2018
19/09/2018
12/09/2018
05/09/2018
04/05/2018
19/04/2018