Artigos

Hormônios e suas funções

17/10/2018- Fonte: Dr. Rafael Paiva Izidoro – Médico Veterinário Homeopata

Hormônios são pequenas proteínas, que cumprem funções especializadas no organismo. São mensageiros químicos sintetizados por glândulas do corpo, que regulam o funcionamento de outros órgãos ou o ritmo de funções orgânicas.

São segregadas em quantidades muito pequenas, produzidas em um órgão, para atuar em outro. Regulam funções como: crescimento, reprodução, processos metabólicos e funções de tecidos específicos, como a glândula mamária, por exemplo. Podem ter efeito rápido e curto, ou lento e duradouro. No entanto, para exercer sua ação, precisa se ligar a receptores específicos nos órgãos onde atuam, e para isso, estes têm que estar abertos.

A utilização constante de hormônios sintéticos nos animais, gera a redução da produção dos hormônios endógenos, tornando-os animais dependentes da terapia hormonal.

Alguns exemplos são:

  • SOMATOTROPINA: conhecida como hormônio do crescimento. Secretada pela hipófise durante a fase de crescimento para aumentar a multiplicação celular, a síntese de proteínas, a queima de gorduras e a economia de açucares, aumentando a capacidade de conversão alimentar. Em vacas leiteiras, é usada para aumentar a produção de leite.
  • OCITOCINA: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise, responsável por promover contrações uterinas e reduzir o sangramento durante o parto, além da liberação da placenta. Provoca a descida do leite, tendo um efeito rápido (cerca de 3 a 8 minutos) e rápida metabolização.
  • GnRH GONADOTROFINA: é produzido no hipotálamo e estimula a liberação dos hormônios FSH e LH pela hipófise.
  • FSH: HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE: é produzido pela hipófise, quando estimulada pelo GnRH, agindo nos ovários, para gerar desenvolvimento folicular; produção de estrógeno e produção de Inibina no final do desenvolvimento dos folículos, aumentando os receptores para o LH.
  • HORMÔNIO LUTEINIZANTE (LH): produzido na hipófise, suas funções são promover a ovulação; formar o corpo lúteo e a partir deste iniciar a secreção de progesterona.
  • ESTRÓGENO: é um esteroide natural, produzido no ovário pelos folículos em desenvolvimento. Produz a aparência e o comportamento feminino. Produz o cio com aumento da vascularização no endométrio, contrações e secreções genitais, controla a secreção das gonadotrofinas.
  • PROGESTERONA: é um esteroide ovariano, produzido pelo corpo lúteo. Provoca o relaxamento genital, controla as secreções uterinas durante o início da gestação; inibindo a secreção de GnRH.
  • INIBINA: é produzida pelos folículos na sua fase final de desenvolvimento, e tem como função bloquear a síntese do FSH na hipófise, garantindo o início da gestação.
  • PROSTAGLANDINA: é produzida pelo útero e tem a função de provocar a regressão do corpo lúteo, com queda na produção de progesterona para dar início a um novo ciclo estral.
  • TESTOSTERONA: é um esteroide natural, produzido nos testículos, responsável pelas características masculinas e gerando um efeito anabolizante com maior conversão dos alimentos em estrutura. Atualmente proibidos no Brasil.

Total de Registros: 39
33 3521 1928 / (33) 99970-9559 / (33) 99805-1260
contato@hagil.com.br
Rua Alzira Lopes de Souza, n° 98 - Bairro Ipiranga, Teófilo Otoni - MG, CEP: 39.801-013
www.instagram.com/hagilterapeutica/
www.youtube.com/user/hagilterapeutica

Horário de Atendimento

Atendimento: Segunda a Quinta-feira das 07h30 às 18h30. Atendimento: Sexta-feira das 07h30 às 17h30. Todos os dias horário de almoço: 12h às 14h.
© Todos os direitos Reservados Hágil Terapêutica