Artigos
Micotoxinas
12/03/2018- Fonte: Dr. Rafael Izidoro – Médico Veterinário
As micotoxinas são substâncias produzidas pelos fungos ao usarem alimentos como habitat ou meio de se obter energia. No mundo microbiológico, os fungos precisam ter “armas” que consigam controlar o crescimento de bactérias, uma vez que dividem os mesmos ambientes. Por outro lado, para conseguir retirar energia dos alimentos, os fungos precisam produzir substâncias que funcionem como enzimas. Muitas delas são usadas pela humanidade como, a Penicilina ou as Cefalosporinas, antibióticos muito conhecidos, outras, no entanto, são extremamente tóxicas para muitas espécies animais e até mesmo para os seres humanos.
Muitos fungos comuns como os Penicilllum, Aspergillum, Fusarium, Cephalosporium entre outros são capazes de produzir substâncias que interferem na produção de alimentos sendo conhecidos como fungos de campo. Eles atacam os alimentos durante seus ciclos produtivos ou quando alguma praga ataca a planta e deixa uma “porta aberta” para que estes como oportunistas possam penetrar.
Existem também fungos de armazenamento que atacam os alimentos após a colheita dos mesmos, principalmente quando estes não são devidamente pré secados para o armazenamento ou quando o local de armazenamento permite o contato da umidade com o alimento armazenado.
O fato é que os fungos para se desenvolverem precisam de umidade e quando isso acontece deixam no ambiente ou nos alimentos micotoxinas extremamente estáveis a altas temperaturas, mas frágeis aos Raios UV.
Algumas destas micotoxinas, extremamente tóxicas podem estar presentes em grãos como milho, soja, trigo, algodão ou rações a base destes, ou ainda, em alimentos fermentados como silagens. Estas substâncias podem gerar efeitos adversos no sistema digestivo, provocando vômitos e diarreias, assim como podem afetar a função hepática, o sistema renal, o sistema reprodutivo ou nervoso.
Nas condições modernas de produção em escala, estamos sujeitos a ter mais dificuldade de controlar o trabalho destes fungos e desta feita passa a ser corriqueiro efeito danosos de forma aguda ou crônica destas micotoxinas na vida dos nossos animais de produção.
Hepathor H1000 é um excelente medicamento para minimizar os efeitos destas toxinas e passa a ser um medicamento importantíssimo para evitar intoxicações, já que não temos outras opções para evitar a ação das micotoxinas em aves, bovinos, caprinos, ovinos, suínos, ou outros animais de produção que se alimentam de grãos ou silagem. E espermática, aumentando a fertilidade de reprodutores.
18/09/2024
27/07/2022
30/08/2021
19/07/2021
22/02/2021
18/11/2020
22/10/2020
10/08/2020